É normal o cabelo do bebê cair com um mês?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

A chegada de um bebê é um momento mágico para as famílias, mas que também desperta muitas dúvidas, especialmente entre os pais de primeira viagem, não é mesmo? Pensando nisso, criamos esse artigo para falar um pouco mais sobre uma mudança comum nos primeiros meses do bebê que pode trazer preocupação e dúvidas para muitas mamães e papais: a queda capilar! Afinal, é normal o cabelo do bebê cair com 1 mês? 


Continue a leitura para saber mais!


+ Encontre bolsas de estudos do ensino infantil ao ensino médio


Por que o cabelo do recém-nascido cai?


Primeiramente, é importante destacar que a queda de cabelo no primeiro ou segundo mês de vida do bebê é algo extremamente normal e que não requer nenhuma preocupação.


Algumas crianças podem até mesmo nascer cabeludas e, com o passar das semanas, ficarem com pequenas falhas na cabeça. A explicação é muito simples: De acordo com a equipe do Hospital Santa Lucinda, em Sorocaba, São Paulo, isso acontece porque, nos primeiros dias de vida, a cabeça do bebê é coberta apenas por pequenos pelos finos. 




A estrutura desses fios é bastante semelhante com o pelo do braço de um adulto. Na verdade, eles servem para manter o bebê aquecido fora da barriga. Ou seja, é uma espécie de proteção natural da pele e do couro cabeludo.


Saiba mais: + Veja dicas de como tirar a chupeta dos bebês

O que fazer quando o cabelo do bebê começar a cair?


Caso o cabelo do seu bebê esteja começando a cair, a recomendação é não forçar a queda e continuar usando os produtos indicados pelo pediatra. Até o bebê completar seis meses, o ideal é usar na cabeça o mesmo sabonete do corpo. Além disso, banhos com sabonetes devem ser dados apenas uma vez ao dia. Nos demais momentos, pode-se usar apenas água. 


Outro ponto de atenção é em relação à temperatura da água. A lavagem do cabelo do bebê deve ser feita sempre com água morna, nunca gelada ou quente demais. O ideal é escolher uma temperatura entre na faixa dos 36 ou 37 graus. 


Também é importante pentear os cabelos da criança com delicadeza e sem movimentos bruscos, sempre priorizando as escovas e pentes adequadas para bebês.


Para ajudar a responder a pergunta “é normal o cabelo do bebê cair com um mês?” a dermatologista pediátrica Dra. Nádia Almeida, do Hospital Pequeno Príncipe (PR), em uma conversa com a Revista Crescer, explicou que “a queda dos cabelos do recém-nascido está relacionada à interrupção dos hormônios maternos transmitidos ao bebê durante a gestação após o nascimento. O que faz com que os fios entrem em repouso e se desprendam”, explicou a Dra. Nádia.


+ Com quantos anos o bebê começa a andar?


Quando o cabelo do recém-nascido para de cair?


Como vimos anteriormente, a queda do cabelo nos primeiros meses de vida do bebê é um fenômeno natural e comum. 


Geralmente, depois de cair toda a penugem da cabeça dos bebês, o verdadeiro cabelo começará a nascer. Isso acontece entre o 6º e o 18º mês de vida. Após essa fase, o cabelo passa a ter uma estrutura mais grossa e firme, de acordo com as características genéticas de cada pessoa.


No entanto, os pais devem fazer um acompanhamento frequente com o pediatra e observar o aparecimento de alguns sinais como vermelhidão, coceira ou crostas no couro cabeludo. Se a queda de cabelo estiver intensa demais ou não nascer cabelo na criança até os dois anos, também é recomendado buscar orientação de um especialista.



O que é a crosta láctea nos bebês?


A crosta láctea, tecnicamente conhecida como dermatite seborreica, é uma condição comum que afeta muitos bebês nos primeiros meses de vida. Ela se manifesta como crostas escamosas, amareladas ou esbranquiçadas no couro cabeludo do bebê, embora também possa ocorrer em outras áreas do corpo, como o rosto, especialmente ao redor das sobrancelhas, orelhas e nas dobrinhas da pele.


Essas crostas são causadas pelo excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas da pele do bebê. O sebo, juntamente com células mortas da pele, forma uma crosta que se adere ao couro cabeludo. A causa exata dessa superprodução de sebo não é totalmente compreendida, mas fatores hormonais que afetam tanto a mãe quanto o bebê durante a gravidez e nas primeiras semanas após o nascimento podem desempenhar um papel importante.


Veja também: + 15 dicas de como fazer o bebê dormir a noite toda


É importante ressaltar que a crosta láctea não é contagiosa, não é causada por falta de higiene e não indica qualquer problema de saúde subjacente. Geralmente, não causa desconforto ao bebê, embora possa parecer pouco atraente para os pais.


Felizmente, a crosta láctea costuma desaparecer por si só ao longo do tempo, muitas vezes até o primeiro ano de vida do bebê. No entanto, se causar incômodo ou se a pele do bebê estiver irritada, existem algumas medidas simples que você pode tomar para ajudar a remover as crostas de forma leve, com banhos suaves, hidratação e escovação


E então? Gostou desse conteúdo? Aproveite para compartilhar com outros pais para que mais pessoas fiquem sabendo sobre o quanto é normal o cabelo do bebê cair com 1 mês! Acompanhe também outros conteúdos do nosso blog.


Leia também: + As melhores atividades para bebês